Memória de Bibelô







MEMÓRIA DE BIBELÔ
(José Antonio Jacob)


“Era uma vez..." (é a minha Carochinha)
Abri sua caixinha de costura
Para bordar estrelas no seu véu...
Brilhava em seu olhar tanta doçura
Que eu pendurei na ponta de uma linha
As luzes dos seus olhos no meu céu.

Vivíamos de amor feitos colchetes,
Felizes como agulhas e alfinetes,
Entre os retroses, os dedais e os guizos.
De uma trancinha à toa de sianinha
Eu dei o laço e fiz uma fitinha
Para enfeitar os seus cabelos lisos.

Com a pontinha aguda da gilete
Desfibrei o algodão do cotonete
E me vesti de calça e paletó.
Depois puxei o fio da cambraia
Para enlaçar no cós da sua saia
Um fofo aventalzinho de filó.

Morávamos num quarto de pensão,
Em cima do balcão da penteadeira,
A meiga bonequinha de avental
E o alegre palhacinho de algodão...
Dois frágeis bibelôs de prateleira
De frente a um claro espelho de cristal.
 
E, ao lado, um pote azul de caramelos,
Com degradê de lendas medievais,
Onde as princesas têm os seus castelos;
Mas eles são de sonhos, nada mais!...
Nos folhos de uma toalha de fustão,
Frente uma rosa um tímido dragão.

Chegou pousando suave na almofada
A borboleta que virava fada
Trazendo o doce pólen de uma flor.
Mas ela veio triste: é que de fora
Dessa janela, em que ela entrou agora,
Existe (ainda) bastante desamor.

E por dentro do olhar do espelho claro
Com meus olhos de pano eu lhe reparo
Nos macios pezinhos de cetim...
E logo pula um grilo em meu ouvido,
Dizendo-me, no idioma do zumbido,
Que eu não mereço ser feliz assim...



Poesia de Bolso - Ed. ArtCulturalBrasil/2011






O Livro
Índice do Poesia de Bolso

Páginas


Sonetos

7/ Desenho (Comentado)
8/ Sonho de Papel (Comentado)
9/ Florzinha (Comentado)
10/ Impulsão (Comentado)
11/ Bolhas de Sabão (Comentado)
12/ Fim de Jornada (Comentado)
15/ Afronta Impiedosa (Comentado)
19/ Sonhando (Comentado)
23/ Quanto Tempo nos Resta? (Comentado)
30/ O Palhaço (Comentado)
33/ O Beijo de Jesus (Comentado)
35/ Natal dos meus Sonhos (Comentado)
46/ Jardim sem Flores (Comentado)
48/ O Vira-lata (Comentado)
51/ Repouso no Sítio (Comentado)
52/ Tédio
63/ Sublimação (Comentado)
64/ Solidão (Comentado)
93 Restou uma Poesia

Quadra
95/ Veritas (Comentado)

Sextilhas
96/ Delírios de Maio (Comentado)
102/ Natal na Rua da Miséria (Comentado)


ESPECIAIS JOSÉ ANTONIO JACOB



PPS Clique no seu Poeta
(Magnífica declamação do artista português José Bento)

O Sono de Pensar
(Poema em versos livres)

Site Cenário de Sentimentos

AVSPE José Antonio Jacob
Homenagem da poetisa Tere Penhabe
(Acróstico Poético)
(Apresentação de Maria Granzoto da Silva)

Resposta ao Passado
(Especial ArtCulturalBrasil)

Mémória de Bibelô
(especial ArtCulturalBrasil)

Além da Porta
(Vídeo de Dorival Campanelle)

Noite no Bar

TRAILER JOSÉ ANTONIO JACOB

Trailer 1

Poesia de Bolso - Ed. ArtCulturalBrasil/2011





Voltar
ÍNDICE